Núcleo de Leitura

A Prefeitura Municipal de Uberlândia por meio da Secretaria Municipal de Educação, através do CEMEPE, implantou em 2005 o Programa Biblioteca Escolar com o objetivo de implementar uma política de valorização da biblioteca escolar, reconhecendo a importância desse espaço no contexto pedagógico da escola visando à formação de alunos leitores. Mais tarde foram agregados o PROLER Programa Nacional de Incentivo à Leitura/Comitê Uberlândia, o projeto Revisteca Abril, a biblioteca Cecília Meireles - Cemepe, constituindo assim o Núcleo de Leitura do Cemepe.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Biblivre em foco

O programa de automação de bibliotecas Biblivre é um software livre que não apresenta custos de manutenção, mas como toda ferramenta tecnológica demanda conhecimentos específicos de informática para que suas configurações atendam às necessidades das bibliotecas.

A equipe do PBE responsável pela implantação do programa nas bibliotecas escolares, está em atendimento às 18 escolas que já estão usando o programa. Segundo a equipe a receptividade do programa é grande, pois os profissionais da escola percebem a biblioteca como importante espaço para o  desenvolvimento da leitura e da escrita, sem contar que a informatização facilita e agiliza o trabalho e o acesso aos suportes de leitura de professores e alunos.

O Programa Biblioteca Escolar responsável pelas ações de revitalização das bibliotecas da rede municipal de ensino esclarece que o processo de automação das bibliotecas escolares é lento, mas veio para ficar, pois todas as bibliotecas contam com computadores e impressora a laser para etiquetação dos livros, os profissionais estão sendo formados para esta finalidade e, além disso, o governo federal através do PNBE tem encaminhado livros para a melhoria de acervos das escolas.

A meta é que em breve todas as bibliotecas das unidades escolares do Ensino Fundamental estejam informatizadas.


Para saber mais sobre o Biblivre acesse http://www.biblivre.org.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário